segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cavalo Marinho - Estrela de Ouro

Nesta férias tive o privilégio de ver de pertinho uns dos grupos mais tradicionais do folclore nordestino, o grupo Estrela de Ouro - Cavalo Marinho. Para quem não sabe, cavalo marinho é uma brincadeira que reune 76 personagens (chegando a durar 8horas ininterruptas), é iniciado pelo "banco", toadeiros que tocam rabeca, reco-reco, pandeiro e ganzá , dando sequência a entrada de duas figuras (que seguirá até o término da brincadeira) o "Mateus" ( o mais velho palhaço pernambucano) e Bastião" que são os "organizadores" da grande festa do capitão Marinho, por assim adiante segue-se o espetáculo com entradas de outros personagens na festa. O aparecimento do cavalo marinho, segundo os seus mestres e brincantes, surgiu na época da escravidão quando o negro tinha apenas um dia por mês de folga de trabalho, e neste dia criaram esta dança. É uma dança folclórica muito religiosa que começa no mês de julho e segue até o dia seis de janeiro (dia dos reis), mas esta regra está sendo quebrada graças aos contratos que os grupos conseguem durante o resto do ano, que é muito importante para preservação do histórico Cavalo Marinho.
O grupo Estrela de Ouro tem a origem da cidade de Condado - Pernambuco - Brasil, o grupo mantém uma tradição familiar fundada pelo mestre Biu Alexandre em 1979, hoje composta por sobrinhos, netos, filhos, compadres.
Uma mesclagem de teatro, dança, pelejas, entoadas encantam e emocionam o público e me fez ficar vibrada com toda a  apresentação, quem tiver a oportunidade, assista.
Abaixo algumas fotos