segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cavalo Marinho - Estrela de Ouro

Nesta férias tive o privilégio de ver de pertinho uns dos grupos mais tradicionais do folclore nordestino, o grupo Estrela de Ouro - Cavalo Marinho. Para quem não sabe, cavalo marinho é uma brincadeira que reune 76 personagens (chegando a durar 8horas ininterruptas), é iniciado pelo "banco", toadeiros que tocam rabeca, reco-reco, pandeiro e ganzá , dando sequência a entrada de duas figuras (que seguirá até o término da brincadeira) o "Mateus" ( o mais velho palhaço pernambucano) e Bastião" que são os "organizadores" da grande festa do capitão Marinho, por assim adiante segue-se o espetáculo com entradas de outros personagens na festa. O aparecimento do cavalo marinho, segundo os seus mestres e brincantes, surgiu na época da escravidão quando o negro tinha apenas um dia por mês de folga de trabalho, e neste dia criaram esta dança. É uma dança folclórica muito religiosa que começa no mês de julho e segue até o dia seis de janeiro (dia dos reis), mas esta regra está sendo quebrada graças aos contratos que os grupos conseguem durante o resto do ano, que é muito importante para preservação do histórico Cavalo Marinho.
O grupo Estrela de Ouro tem a origem da cidade de Condado - Pernambuco - Brasil, o grupo mantém uma tradição familiar fundada pelo mestre Biu Alexandre em 1979, hoje composta por sobrinhos, netos, filhos, compadres.
Uma mesclagem de teatro, dança, pelejas, entoadas encantam e emocionam o público e me fez ficar vibrada com toda a  apresentação, quem tiver a oportunidade, assista.
Abaixo algumas fotos










9 comentários:

  1. Olá! No momento estou apenas te seguindo, mas prometo voltar e comentar em breve suas postagens!Agradeceria se seguisse o meu blog, assim criamos um vínculo que facilite a divulgação de ambos os blogs! passa lá?
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. http://dl3mashael.blogspot.com/2011/02/and-they-say-hes-bad-mercy-messenger.html

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!Fico feliz quando vejo alguém ,valorizando nossa cultura,valorizando o Cavalo marinho Estrela de ouro de Condado!Esse garotinho q aparece na foto com Mestre Biu é bisneto do mesmo e meu filho!Obrigada!E assim seguimos com a tradição!!!Um Abraço
    Maria Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Que legal Maria claudia, é um prazer divulgar esta cultura tão rica e maravilhosa deste Brasil...em dezembro do ano passado eu fiz um curso aqui em São Paulo com Juliana e Alício, dois conhecedores e divulgadores da dança Cavalo Marinho, foi um privilégio participar do curso e privilégio maior ainda em assistir de pertinho a apresentação do grupo,
    todos estão de parabéns!!
    que esta tradição dure por muito e muito tempooo!
    bjkitas
    Mariana

    ResponderExcluir
  5. gostaria de lhe convidar para participar do meu blog e também divulgar ou participar do PROJETO SINTONIA.

    http://jutilandia-terapeuta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. where the foot would normally tend to roll .When you purchase shoes the < usual questions start North Face Jackets emerging, what style? size? Is it well made? These questions Franklin and Marshall Clothing are important, Discount Ugg Boots a pair of shoes can have north face sale an overall effect on Discount Hogan Shoes a persons health and happiness Moncler outlet . Not only Cheap tods Shoes pain and discomfort can Discount UGG Shoes be brought o Cheap North Face Jackets n by the wrong shoes

    ResponderExcluir
  7. O grupo Estrela de Ouro tem a origem da cidade de Condado - Pernambuco - Brasil, o grupo mantém uma tradição familiar fundada pelo mestre Biu Alexandre em 1979, hoje composta por sobrinhos, netos, filhos, compadres.
    mmokaufen
    World of Warcraft Gold

    ResponderExcluir