domingo, 18 de janeiro de 2009

Guarulhos em novos tempos I....


Por Mariana Tatos

Segundo maior município do estado de São Paulo, com mais de 1 milhão de habitantes, onde boa parte da população é sustentada por grandes indústrias, comércios , empreendimentos imobiliários e outros. Guarulhos se torna hoje uma das cidades mais potentes da economia brasileira. E Ainda assim Guarulhos sofre grandes problemas sociais, políticas e culturais. Basta andar em umas das ruas das cidade como no "centro" por exemplo e perceber fácil o mecanismo capitalista raigado por cidadões guarulhenses. -Por oras preencher a mente com interesses utilitários e mercenários, que demanda tamanha exigência de tempo e energia, Por oras não sobra tempo disponível para cultura e a participação nas idéias da vida pública. Numa cidade considerada a oitava maior economia do Brasil, se ver tão rica e ao mesmo tempo se ver tão pobre.
Nesses últimos oito anos administrado pela gestão petista, houve uma melhora significativa em diversos setores da área social e inclusive na área cultural. Portanto, salientando que essa melhora não atingiu nem 10% da população guarulhense principalmente na área cultural, muitos projetos culturais e educacionais ficaram "mortos" pela cidade...
Como artista da cidade, fui convidada juntamente com outros artistas a participar de encontros para discutir, debater, criar, e ou reformular projetos, idéias culturais e educacionais da cidade. Pela primeira vez senti que à uma séria preocupação e interesse em descobrir quais as dificuldades da classe artística criando um alicerce que venha transformar a realidade de Guarulhos.
Eu espero sinceramente que futuramente, a cultura tenha um papel de acoplamento com a educação, diminuindo as grandes diferenças sociais em Guarulhos, não tendo mais divisão fundamental entre teoria e prática educacional, que Guarulhos ganhe força e se torna uma cidade Modelo na ação cultural e lazer perante outros municípios do Estado de São Paulo.
Que a ARTE seja uma abertura de novas portas que virão, formando o gosto dos indivíduos , estimulando-os a inteligência, contribuindo para uma formação de personalidades pensantes, presentes e participativas do município. E por fim que essas últimas palavras não caiam no vão da utopia.


3 comentários:

  1. Mariana. Quase perfeito o teu texto apenas uma correção se me permite. A palavra correta é cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Ah.. e Por ora ... sem o "s"

    ResponderExcluir
  3. Apron Toe - A type of toe character babyliss hair straighteners ized by a large overlay that covers the front of the toe and has visible edges or stitching, to form a sort of "apron" on the front of the shoe. true religion sale It is made by the latest scientific developments and technological innovations. It is influenced by popular culture and leading personalities. Everything that shapes our world affects and inspires Cheap Moncler Sale fashion and by looking at historical fashion within the context Jackets For Men" of when it Cheap TOD'S Shoes was made we can understand how it came about.

    ResponderExcluir